Irmãos Dudu Lima e Marcello Ratinho fazem dobradinha na MX1
Redação MotoX.com.br - Fotos: Jefferson Coelhinho
Thales Vilardi garante bela vitória na MX2
Dudu Lima
O Campeonato Mineiro de Motocross completou a programação da primeira etapa no domingo (19), com a realização de mais sete categorias. Se
no sábado os pilotos levantaram poeira em Jeceaba, no dia seguinte a chuva modificou bastante o cenário e, de acordo com a organização, os cerca de 350 inscritos vindos de 10 estados enfrentaram lama e barro na pista prepara no centro de exposições local.
A prova da MX1, a principal da competição, reuniu grandes nomes do cenário nacional começando com a liderança de Leo Souza, seguido por Marcello Ratinho, Dudu Lima e Thales Vilardi. Dono da melhor volta dos treinos cronometrados, Dudu não demorou para mostrar que tinha mais velocidade que os concorrentes também na corrida.
Thales Vilardi
Primeiro ultraou o irmão e, pouco depois, superou Leo Souza disparando na liderança até a vitória. Em segundo, Leo também não teve sossego, sendo pressionado por Ratinho até ceder o posto para a dobradinha dos irmãos da Kawasaki. Mais atrás, a briga pela quarta posição, que na maior parte do tempo ficou com Thales, acabou com venezuelano Humberto Martin enquanto paulista enfrentou problemas e não completou a bateria. O quinto colocado foi Heber Tomaz.
A prova também teve uma emocionante homenagem ao piloto Jorge Balbi Jr., que no momento se recupera de um acidente e atua como chefe de equipe. Antes da largada, no instante de alinhar as motos no gate, todos os participantes da bateria e familiares de Balbi presentes no evento exibiram um colete com a mensagem: "Força campeão, estamos com você!".
Daniel Pessanha
Se na bateria principal as coisas não sairam como o planejado para Thales Vilardi, na MX2 o paulista não poderia esperar uma prova mellhor. Largando na frente, Thales comandou a disputa de ponta a ponto, mesmo perseguido no início por Leo Souza, Fabio "Moranguinho" Santos, Gustavo Pessoa e Frederico Spagnol.
Com os rivais se envolvendo em incidentes, Vilardi fortaleceu a primeira posição até garantir a vitória. Fabinho caiu e perdeu três posições ainda nas primeiras voltas e depois, quando tentava se recupar, errou novamente. Gustavo Pessoa conseguiu estabelecer um ritmo forte e tomou o segundo lugar de Leo Souza, mas, quando tentava se aproximar do líder, caiu devolvendo a vice-liderança defitivamente ao rival. Ainda assim Gustavo terminou na terceira colocação seguido por Fabinho Santos. Em quinto, Matheus Klysman completou o pódio da MX2
Gustavo Amaral
Jairo Silva Jr.
Daniel Pessanha venceu com folga a prova da categoria MX3. O fluminense assumiu a liderança logo no início, seguido pelo conterrâneo Walter Tardin que mais tarde foi superado por Vini Queiroz. No segundo lugar, o paulista apertou o ritmo, mas não conseguiu diminuir a vantagem do primeiro colocado. Tardin ainda perdeu mais posições: Wolney Ferreira terminou na terceira colocação e João Paulo de Camargo na quarta, pouco à frente do fluminense.
A Nacional Pró foi dominada por Gustavo Amaral que viajou cerca de 2.400 quilômetros para encarar a competição. Abrindo distância dos concorrentes desde o início, o paulista radicado em Pernambuco, viu a aproximação de Tallys Nathan na última volta, quando chegou a sofrer certa pressão, mas manteve a primeira colocação. José Ronaldo Dutra, Maicon Rosa e Vinícius Muniz completaram os cinco mais rápidos da bateria.
A 85cc teve uma boa batalha pela vitória entre os paulistas Jairo Silva Júnio e Rafael Ribeiro. No início a vantagem foi de Rafael, mas quando restavam apenas duas voltas Jairinho conseguiu a ultraagem conquistando o topo do pódio. Joaquim Neto terminou na terceira colocação, seguido por João Pedro de Freitas e Marcus Lera.
Guilherme Bresolin
Augusto Rodrigues
Os gaúchos dominaram a categoria 65cc com uma dobradinha em Jaceaba. Guilherme Bresolin venceu, seguido por Garmichael Rodrigues Giehl, que ganhou o
Troféu Balbi Hard Charger pelo maior número de ultraagens nas corridas de domingo. Felippe Vieira, Gustavo Rodrigues e Murilo Martinez fecharam o pódio.
Com gate cheio, a categoria Amador começou com a liderança de Juninho Vieira, que além de piloto é vereador na cidade. O representante local sofreu pressão de Augusto Rodrigues e, antes da metade da prova, acabou ultraado.
A corrida parecia ter as duas primeiras posições definidas até que Juninho sofreu uma queda colocando em risco o segundo lugar. Augusto confirmou a vitória e Juninho ainda conseguiu voltar e manter a vice-liderança com João Paulo Xavier na terceira colocação, Douglas Resende na quarta e Paulo Henrique Generoso na quinta.
Nos dias 15 e 16 de abril, a cidade de Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será sede da segunda etapa do Campeonato Mineiro de Motocross.
Videos
Resultados
MX1
1. #2 Dudu Lima
2. #5 Marcello Lima
3. #9 Leonardo Souza
4. #101 Humberto Martin
5. #80 Heber Tomaz Da Silva
MX2
1. #27 Thales Vilardi
2. #9 Leonardo Souza
3. #891 Gustavo Pessoa
4. #4 Fabio Santos
5. #203 Matheus Klysman
MX3
1. #35 Daniel Pessanha
2. #23 Vinicius Machado
3. #3 Wolney Ferreira
4. #114 João Paulo De Camargo
5. #41 Diogo Guedes
Nacional Pró
1. #111 Gustavo Amaral
2. #183 Tallys Nathan
3. #41 José Ronaldo Dutra
4. #411 Maicon Rosa
5. #97 Vinicius Muniz
85cc
1. #47 Jairo Carlos Da Silva Junior
2. #99 Rafael Ribeiro
3. #11 Joaquim Neto
4. #221 João Pedro De Freitas
5. #92 Marcus Lera
65cc
1. #109 Guilherme Bresolin
2. #4 Garmichel Rodrigues Giehl
3. #333 Felippe Vieira
4. #55 Gustavo Rodrigues De Oliveira
5. #237 Murilo Martinez
Amador
1. #197 Augusto Rodrigues
2. #23 Juninho Vieira
3. #99 João Paulo Xavier
4. #147 Douglas Resende
5. #188 Paulo Henrique Generoso