Britânico concluiu volta no histórico percurso em 1h35m
Redação MotoX.com.br - Fotos: Divulgação / Red Bull
Dougie Lampkin
No último domingo (25), Dougie Lampkin entrou para a história ao se tornar o primeiro motociclista a completar o icônico circuito da Ilha de Man em apenas uma roda. O desafio marcado inicialmente para sábado precisou ser adiado por conta de uma ventania na região, com marcas em torno de 80km/h.
Depois de sete meses de treinamento, preparação e especulação, o piloto doze vezes campeão do mundo de trial superou, empinando, os 60 quilômetros do trajeto. Após largar às 17h, o britânico sofreu para acertar o ritmo nos primeiros quilômetros por conta dos ventos ainda fortes (atingindo até 60km/h), apesar de um pouco mais amenos que no dia anterior.
Após uma hora e 35 minutos, Lampkin cruzou a linha de chegada com a missão cumprida. "Senti um alívio enorme ao completar. Os sete meses de planejamento e montagem da moto... aram como um pesadelo para mim nestes últimos dias. O vento forte ontem só complicou a situação. Nos últimos metros do caminho eu estava destruído... mas foram incríveis", comentou o piloto, que teve um forte incentivo do público que acompanhou o feito.
O britânico reiterou a dificuldade de superar completar o circuito: "Quase cai umas dez vezes. E duas vezes achei que tinha deixado a roda encostar no chão. Se você perde o equilíbrio e a perna direita sai do lugar... o problema é grande! E na velocidade que eu estava, não podia contar com o freio traseiro", explicou Lampkin.
Vídeo
Motocicletas sofreu adaptações como um tanque maior, pedaleiras e pedal de freio no eixo traseiro e um motorzinho para girar a roda dianteira